A avaliação de Fatores Psicossociais para trabalho de risco foi determinada do Brasil pelas Normas Regulamentadoras (NRs) do Ministério do Trabalho e Emprego. No caso de exames admissionais e periódicos para trabalhos contemplados pelas NR 33 – Trabalhos em Espaços Confinados, e NR 35 – Trabalho em Altura, a Avaliação Psicossocial é necessária para a emissão do Atestado de Saúde Ocupacional (ASO).
As NRs definem riscos psicossociais como a influência na saúde mental dos trabalhadores, provocada pelas tensões da vida diária, pressão no trabalho e outros fatores adversos. É importante que a Avalição Psicossocial seja conduzida por profissionais habilitados e capacitados, a fim de verificar características de saúde mental, personalidade e cognição do funcionário. Com esse objetivo, o Conselho Federal de Psicologia elaborou uma Normativa que regulamenta a realização desta avaliação por psicólogos.
A avaliação psicossocial, compreende aspectos comportamentais e de perfil psicológico do indivíduo, identificando fatores pessoais que possam contribuir para a ocorrência de atos inseguros e acidentes no ambiente de trabalho, tendo seu foco na estrutura psíquica do profissional que irá atuar nas áreas de riscos previstos nas normas regulamentadoras. Além disso, visa diminuir ou eliminar a possibilidade de incidentes provocados por um estado psicológico que possa interferir na segurança do trabalhador.
Esta avaliação é um processo multidimensional, que envolve diferentes procedimentos técnicos, como observação, entrevista e aplicação de testes, que são ferramentas científicas, de uso exclusivo do psicólogo, a fim de tornar perceptíveis características não verbalizadas pelo colaborador.
Neste contexto, são avaliadas variáveis que podem contribuir para o adoecimento mental do colaborador, e aspectos que podem desencadear ou agravar problemas emocionais. Além dessas variáveis, a avaliação deve levar em conta o estilo de enfrentamento do colaborador frente a situação de risco, e de que maneira o estresse gerado por essas situações atua em suas emoções e em seu desempenho cognitivo.
Além de uma avaliação para aptidão ao trabalho, a Avaliação Psicossocial possui caráter preventivo na Saúde Mental dos trabalhadores. O psicólogo promove a escuta desses indivíduos, a validação de seus sentimentos e, quando necessário, realiza orientações para auxílio e tratamento. Os resultados das avaliações subsidiam reflexões sobre organizações de trabalho que possam estar causando adoecimento mental, bem como auxiliam no planejamento de ações de promoção e prevenção de bem-estar psicológico na empresa.
Precisa de ajuda entre em contato conosco.